A comunicação interna e o desafio cotidiano nas empresas varejistas

A comunicação interna e o desafio cotidiano nas empresas varejistas

by Equipe comunicação Solo Network | Jul 27, 2022
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Adotar novas práticas de comunicação se tornou um dilema constante e um desafio diário para todas as esferas da sociedade e do mercado. Essa missão já faz parte da rotina dos profissionais destinados a realizar as tarefas de comunicação interna existentes e recorrentes dentro das empresas do ramo varejista.

As complexidades de um setor extremamente competitivo são infinitas e contam com fatores que vão desde o cenário econômico até a mudança constante de comportamento dos consumidores. As maneiras dos indivíduos se relacionarem entre si e com as informações migram cada vez mais para os ambientes digitais e online, com uma brusca aceleração desse processo no período de pandemia. Assim, torna-se cada vez mais imprescindível que as empresas de varejo adotem estratégias adequadas às novas realidades.

Barreiras a superar
Ainda que o caminho da tecnologia seja cada vez mais presente nos locais de trabalho, as redes varejistas seguem, em sua maior parte, permanecendo distantes do que se exige. Independentemente do tipo de estrutura corporativa, quantidade de pontos de vendas, do número de colaboradores, das localizações geográficas e diversas outras variantes que englobam o setor, os problemas comuns com comunicações internas surgem em diferentes negócios de varejo:

• Dependência da comunicação verbal: As informações de maior relevância vêm por meio da verbalização dos seus líderes ou gerentes.

• Inexistência de um acesso global à comunicação: A maior parte dos funcionários que trabalham no varejo não possui acesso a e-mail e outras funcionalidades que demandam o uso de um computador.

• Diversidade de funções e turnos: Muitas lojas trabalham com muitos funcionários, distribuídos em diferentes seções e com escalas diferenciadas.

• Distância física: Nas lojas de médio e grande porte e nas redes, os setores administrativos ficam estabelecidos fora das lojas, como o RH, por exemplo. Além disso, muitas dessas funções foram migradas para a modalidade “home office” durante a pandemia.

• Canais de comunicação defasados: O uso de avisos e cartazes nas áreas comuns é uma forma que, apesar de ser antiquada, ainda é muito utilizada. Muitas vezes, passam despercebidas e são encaradas como objetos de “paisagismo”.

• Inconsistências no treinamento e integração de novos funcionários: Quando as atividades demandam presença física, os organizadores costumam encontrar dificuldades para conciliar os turnos que reúnam o maior número de participantes sem desfalcar o contingente das lojas.

• Telefone sem fio:  Funcionários com informações erradas ou incompletas também as repassam para os clientes. 

• Acesso aos produtos: Por falhas na comunicação, os vendedores acabam perdendo clientes por não terem a informação exata de produtos disponíveis em estoques e nos centros de distribuição.

• Falta de pertencimento:  Quando não integrados de forma completa com os processos da empresa, muitos colaboradores sentem-se excluídos e pouco compreendidos.

• Feedbacks falhos: Em uma loja com sistemas de comunicação inconsistentes, geralmente não há um filtro eficaz de reclamações e sugestões ou elogio, tanto do seu quadro colaborativo quanto dos clientes.

Falar com todos: essa é a Meta!

O Worklplace, desenvolvido pela Meta, referência número um em âmbito mundial quando o assunto são redes sociais e soluções de interação social, é uma plataforma que possui todas as funcionalidades das suas redes sociais, mas voltadas para o mundo corporativo. Resumindo de maneira simples: um Facebook, porém voltado para o mundo corporativo e com funções específicas. Uma grande alternativa para que exista uma comunicação direta desde a matriz, passando pelos cargos de direção, responsáveis pelo estoque e armazenamento, até os que estão nas linhas de frente dos pontos de vendas (PDVs).

O Workplace tem as melhores soluções para toda loja

• O uso de dispositivos móveis:
Todo colaborador pode ter acesso por meio de um smartphone.  O que facilita o acesso dos funcionários a todas as informações que necessitam, como horários, produtos e preços, além de poderem se comunicar com todos os setores.

• Fácil assimilação: Funcionalidades conhecidas por todos, como curtir, comentar e compartilhar.

• Maior engajamento: Possibilidade de interação social entre todos os integrantes, pelos chats e grupos.

• Conectividade: Integração completa com diversas plataformas de gerenciamento, aplicativos já conhecidos ou utilizados nas lojas.

• Praticidade: Os treinamentos e apresentações de novos produtos ou métodos de trabalho podem ser aplicados de forma totalmente online por vídeos ou lives, sem a necessidade de deslocamento ou remanejo de horários e turnos.

Uma rede de varejo totalmente integrada em pouquíssimo tempo

O Workplace apresenta um plano bem definido e detalhado, separado por etapas, que torna possível a uma empresa estar totalmente conectada em 5 semanas, partindo de critérios técnicos, passando pela estruturação, que permitem as ações de mobilização, engajamento e crescimento.

Quer saber mais sobre o Workplace? Entre em contato com a Solo Network!
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