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Equipe comunicação Solo Network
| Jul 27, 2022
O mundo da comunicação no setor bancário e financeiro ainda está sendo definido. São muitas as dúvidas sobre quais estratégias e quais meios bancários e de crédito devem ser adotados para que se estabeleça um relacionamento próximo entre os públicos internos e externos e as mensagens sejam transmitidas com clareza. As novas agendas digitais como o PIX e demais serviços 100% online, modificaram a maneira dos clientes se relacionarem com as instituições.
O principal desafio que a comunicação interna aborda atualmente é a evolução digital e web social. Do ponto de vista dos profissionais responsáveis pelas estratégias adotadas para um fluxo de informações eficaz, alguns problemas são recorrentes e necessitam de resoluções práticas e criativas.
Principais problemas de comunicação no Setor Financeiro
Falta de confiança no setor
Um estudo recente realizado pelo The Financial Services Compensation Scheme (FSCS) do Reino Unido mostra que, globalmente, a confiança do consumidor nas instituições financeiras caiu drasticamente para 38%, ocupando a segunda posição no mundo como a indústria menos confiável. Esse fator atrapalha no trabalho de um colaborador que precisa atender diretamente um público com dúvidas e sem compreensão com os diversos processos que as operações financeiras possuem.
Solução: Uma plataforma online que integra o funcionário com a empresa, e por meio de seu smartphone pode acessar todas as informações, processos, produtos e soluções, assim oferecendo maior clareza e assertividade no relacionamento com cliente.
Descentralização
Em uma grande corporação financeira, os times que estão na linha de frente nas agências muitas vezes dependem da comunicação direta com seus gerentes e diretores, sem um amplo acesso a todas informações necessárias. Soma-se o fato de que os setores de cobranças, vendas e cancelamentos de produtos e serviços, em grande parte das empresas, são alocados para terceirizadas sem vínculo direto de seus colaboradores com o banco. Esses fatores costumam gerar muitos ruídos na integração que causam transtorno e insatisfação não só dos clientes, mas como dos próprios funcionários.
Solução: Oferecer a todos os quadros colaborativos a mesma ferramenta que possibilite a interação social entre todos e que gere proximidade e pertencimento. Uma rede social voltada ao trabalho com funções de interação com chats, chamadas de vídeo, entre outras, é uma excelente alternativa.
O Workplace integra todos os setores de uma instituição financeira
A “rede social exclusiva para empresas” criada pela Meta, empresa que alcança 3 bilhões de pessoas em todo o planeta com seus produtos de interação social, é uma potente ferramenta para as instituições financeira que desejam que a sua cultura esteja presente em todos os departamentos de todas suas unidades de maneira eficiente, facilitando o acesso às informações e criando o sentimento de pertencimento em todos os funcionários.
Familiaridade: Da mesma maneira que acessam suas redes sociais pessoais, os integrantes das empresas que estão inseridos na plataforma conseguem absorver as informações de maneira mais fácil.
Interação: Os participantes podem interagir, enviar seus feedbacks, comunicar-se com outros setores e ficar alinhados com as políticas, diretrizes e ações, por meio de funcionalidades que já conhecem, como chats, botões de interação como o de “curtir” e “comentar”.
Praticidade: Os funcionários podem receber treinamento e participar de reuniões dentro da plataforma por vídeos, lives, videoconferências, e com a criação de grupos similares ao Facebook, mas voltados para ações de trabalho.
Fácil acesso: O Workplace pode ser acessado de qualquer aparelho, sem necessidade de e-mail corporativo ou configuração específica. Qualquer funcionário com um smartphone pode acessar a plataforma.
Integração: O ambiente de trabalho dentro do Workspace é completo. Seu diretório de integração conecta-se com as principais ferramentas conhecidas e utilizadas pelas principais organizações do mercado financeiro.
Uma empresa do setor financeiro 100% integrada em menos de 2 meses
O Workplace apresenta um plano bem definido e detalhado, separado por etapas, que torna possível que uma empresa esteja totalmente conectada em 5 semanas, a partir de critérios técnicos, passando pela estruturação, que permitem as ações de mobilização, engajamento e crescimento.
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