Os 3 principais obstáculos da comunicação interna em empresas de bens de consumo

Os 3 principais obstáculos da comunicação interna em empresas de bens de consumo

by Equipe comunicação Solo Network | Jul 27, 2022
blog-3

Uma corporação inteligente, atual e empenhada na evolução constante de seu desenvolvimento deve possuir, em suas práticas de gestão, momentos dedicados para analisar e aprimorar suas ações e projetar estratégias com o objetivo de se manter eficiente e competitiva no mercado. Para isso, ela precisa ser extremamente eficiente na maneira como se comunica em todos os seus níveis, internos ou externos.

Do chão de fábrica à área comercial, passando pelos departamentos administrativos, de logística, entre outros, com diversos níveis hierárquicos, todas as indústrias de bens de consumo possuem diversos setores que não estão em contato direto fisicamente. Porém, todos os seus colaboradores e líderes precisam estar em sinergia para promover uma transmissão de informação eficaz, alinhada com os objetivos da companhia, com o intuito de gerar compreensão, engajamento e credibilidade para os funcionários.

Quais obstáculos travam essa “engrenagem” (e como destravá-la)?

Desconexão entre os setores
Um dos pontos ressaltados na realidade de quem vive a rotina em uma fábrica é de que muitos funcionários da linha de produção não têm acesso regular ao computador, ou outros meios de receberem informações, dependendo da comunicação dos líderes e sem interação com outros departamentos, como o de RH ou comercial, por exemplo.  
Solução: Implantar um sistema de comunicação que todos possam acessar por meios que possuem e já estão habituados. A melhor saída é oferecer uma plataforma que possa ser acessada de um simples smartphone.

Diferentes graus de conhecimento
É comum nas equipes de uma empresa de bens de consumo uma variedade nos níveis de instrução e escolaridade de seus integrantes. Alguns trabalhadores possuem mais dificuldades em absorver mensagens se elas forem complexas ou de acesso que demande domínio de tecnologias muito avançadas, não se sentindo integrados como os que possuem alguma formação técnica ou acadêmica.

Solução: O uso de ferramentas com linguagem simples, de fácil assimilação e que todos já conhecem é a melhor maneira de integrar todos de uma empresa. Um bom exemplo é a adaptação de uma rede social voltada para o trabalho.

Dificuldades em aplicar treinamento e organizar reuniões
Outro dos principais problemas de comunicação é quando as reuniões ou treinamentos entram em conflito com horário de trabalho ou exigem deslocamento físicos, demandando remanejamento de turnos ou até mesmo ausência nos postos de trabalho, o que pode afetar na produção.

Solução: Oferecer uma plataforma online que possibilite aos funcionários assistir a vídeos e lives, participar de videoconferências ou interagir em grupos similares aos do Facebook, onde as informações podem ser trocadas e no alcance de qualquer pessoa integrante da empresa, por meio de um celular, a qualquer momento.

O Workplace alcança todos!
A “rede social exclusiva para empresas” criada pela Meta, empresa que alcança 3 bilhões de pessoas em todo o planeta por meio dos seus produtos de interação social, é uma potente ferramenta para que as companhias que produzem bens de consumo tenham a cultura organizacional implantada de maneira eficiente, criando o sentimento de pertencimento em todos os funcionários.

Da mesma maneira que acessam suas redes sociais pessoais, os integrantes das empresas que estão inseridos na plataforma conseguem absorver as informações de maneira mais fácil, podem interagir, enviar seus feedbacks, comunicar com outros setores e receberem treinamentos por meio de funcionalidades que já conhecem e usam, como vídeos, videochamadas, chats e botões de interação como o de “curtir”.
A implantação do Workplace como sistema de comunicação de uma empresa traz a facilidade mediante três pilares fundamentais: Familiaridade, Dispositivos Móveis e Integração.

Familiaridade
Voltado para o cenário corporativo, o Workplace é a plataforma que conecta funcionalidades já conhecidas, como chats, vídeos, enquetes, criação de feed customizado, criação de grupos, interação por meio de comentários e curtidas, transmissões ao vivo, entre outras, da mesma maneira que conhecemos no Facebook, porém personalizado para uso exclusivo do seu trabalho.

Dispositivos móveis
Idealizado para ser útil para todos e não só por aqueles que estão em uma mesa com computador, o Workplace tem ferramentas que podem ser utilizadas em qualquer smartphone, computador de todos os tipos de telas e dispensa até mesmo a necessidade de um e-mail corporativo. Todos os funcionários da linha de produção, responsáveis pela logística, transporte e vendas, terão, mediante seus smartphones, acesso à mesma rede de informações que os setores administrativos, de gerenciamento e lideranças.

Quer saber mais sobre o Workplace? Entre em contato com a Solo Network!
vendas@solonetwork.com.br | 0800 604 9596

São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
         
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479
São Paulo - SP
(11) 4062-6971
Rio de Janeiro - RJ
(21) 4062-6971
Belo Horizonte - MG
(31) 4062-6971
Curitiba - PR
(41) 4062-6971
Londrina - PR
(43) 4062-6971
Maringá - PR
(44) 4062-6971
Florianópolis - SC
(48) 4062-6971
Porto Alegre - RS
(51) 4062-6971
Brasília - DF
(61) 4062-6971
Salvador - BA
(71) 4062-7479