4 principais barreiras do setor de Serviços e como superá-las

4 principais barreiras do setor de Serviços e como superá-las

by Equipe comunicação Solo Network | Jul 27, 2022
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A prestação de serviços é a principal atividade econômica do Brasil, responsável por 72,8% do PIB do país, de acordo com dados do IBGE. Em consequência, é também o setor de maior concorrência, levando em conta que a atividade é realizada por empresas de todos os portes e executada por profissionais de todas as modalidades, contratados ou liberais.

Em um cenário tão aberto, as empresas que buscam se manter com uma alta performance para alcançar bons índices de lucratividade e excelência no serviço devem estar alinhadas com as tendências de inovação e tecnologia que o mercado oferece.

As estratégias adotadas pelas companhias, devem oferecer aos seus gestores e colaboradores o máximo de possibilidades de integração e interatividade entre seus departamentos e toda praticidade para resolução de problemas, uma vez que a maior parte das operações são caracterizadas com urgência.

Diversos problemas são comuns em todas as prestadoras e operadoras de serviços, que, apesar de usarem as tecnologias disponíveis, ainda enfrentam dificuldades, muitas vezes geradas pelos ruídos na comunicação, que precisa ser sempre eficaz, desde o cliente até o responsável por finalizar a ordem de serviço. Porém, já existem soluções no mercado capazes de superar as principais barreiras detectadas no setor.

Eliminar falhas na comunicação

Apesar da ampla difusão na utilização de ferramentas gratuitas e acessíveis, como o Whatsapp, os líderes e funcionários ainda encontram falhas na comunicação e dificuldades para ter um registro profissional de toda a informação utilizada nas rotinas de trabalho.

Uma plataforma como o Workplace, desenvolvida pela Meta, é uma excelente alternativa para que todo o time de uma prestadora de serviço esteja totalmente conectado e integrado. Ela pode ser acessada de qualquer smartphone, a qualquer momento, e sua linguagem dispensa a necessidade de treinamentos, pois ela usa funcionalidades já conhecidas por todos, como os chats, vídeos, lives, grupos e opções de interação como “curtir” e “comentar”, iguais ao Facebook, mas totalmente voltada para o mundo corporativo.

Organização

A dispersão e perda de documentos é um fator que prejudica muito a execução das ordens de serviço. A falta de acesso dos colaboradores às ferramentas que organizam e registram os históricos das demandas realizadas é o principal “vilão” dessa desorganização. Muitas vezes, a conferência depende da comunicação direta com um gestor que é responsável pelas informações, sem um sistema formal para isso.

Com o Workplace, é possível que todas as informações sejam acessadas e registradas por todos. Seu diretório de integração é o mais completo do mercado, comportando os aplicativos, softwares mais utilizados pelas empresas.

Treinamentos e capacitação de profissional

Com a grande oferta do mercado com o setor de serviços, a captação de profissionais especializados é quase sempre um problema que os responsáveis pelas contratações e gestão de pessoas enfrentam. Muitas empresas precisam treinar e capacitar seus funcionários de maneira específica, utilizando métodos e recursos exclusivos. Para isso, demanda-se tempo, deslocamento e remanejo dos turnos de trabalho.

O Workplace possibilita aos colaboradores assistir vídeos e lives, participar de videoconferências ou interagir em grupos similares aos do Facebook, onde as informações podem ser trocadas com a facilidade de ser acessada por um smartphone ou computador, sem a necessidade de deslocamentos físicos.

LGPD

As empresas de serviço trabalham diretamente com dados pessoais das pessoas e precisam estar 100% alinhadas com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por falta de mecanismos profissionais, existem muitas falhas nas prestadoras que acabam descumprindo alguns quesitos essenciais dessa legislação, como o vazamento de dados sigilosos, por exemplo.

No Workplace, as informações e dados dos clientes podem ser compartilhados de maneira sigilosa e rápida, seguindo todas as recomendações da LGPD

Uma prestadora de serviços totalmente integrada em menos de 2 meses

A “rede social exclusiva para empresas” criada pela Meta, empresa que alcança 3 bilhões de pessoas em todo o planeta com seus produtos de interação social, é uma potente ferramenta para que as empresas do setor de serviços alcance a troca de informações e integração de seus quadros colaborativos de maneira eficiente, além de engajar e criar o sentimento de pertencimento em todos os funcionários.

O Workplace apresenta um plano bem definido e detalhado, separado por etapas, que torna possível que uma empresa esteja totalmente conectada em 5 semanas, a partir de critérios técnicos, passando pelas etapas de estruturação, ações de mobilização e engajamento até atingir o crescimento da empresa.

Quer saber mais sobre o Workplace? Entre em contato com a Solo Network!
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